Com quedas de temperatura e proximidade do inverno, instalações de painéis solares seguem aquecidas no País. Imagem: Envato
Mesmo com a queda de temperatura à medida que o inverno se aproxima no Brasil, as instalações de energia solar em telhados de residências e empresas continuam em ritmo acelerado.
De acordo com relatórios oficiais da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR), entre abril e maio deste ano, foram instalados mais de 200 mil sistemas solares em telhados no Brasil. Este movimento representou um investimento de R$ 3,5 bilhões no período. Os dados também indicam que os consumidores brasileiros adicionaram cerca de 1 gigawatt (GW) de painéis solares nos últimos 45 dias.
Mas, afinal, a chegada do frio impacta na geração de energia solar? Os painéis fotovoltaicos continuam gerando eletricidade mesmo em baixas temperaturas e durante o inverno. Embora haja uma leve queda na geração dos painéis solares nesta estação, devido à posição do Sol que reduz as horas de luz durante o dia, essa redução é insignificante e é compensada nos períodos de maior irradiação, como no verão.
Na prática, os painéis solares produzem energia a partir da incidência de irradiação, e não necessariamente da temperatura. Os equipamentos funcionam melhor em temperaturas mais amenas, pois são feitos de silício (o mesmo material usado em chips de computador) e atuam como semicondutores, que perdem eficiência com calor intenso.
O inverno é um período em que tradicionalmente há um aumento no consumo de energia elétrica, devido ao maior uso de chuveiros elétricos e outros equipamentos de aquecimento. Dessa forma, a instalação de sistemas fotovoltaicos torna-se altamente atrativa nesta época do ano, garantindo economia na conta de luz e mais conforto térmico.
A economia gerada pela energia solar é significativa para os consumidores brasileiros. A redução nos gastos com eletricidade é evidente, e o retorno sobre o investimento (payback) não sofre alteração, independentemente da estação do ano no território brasileiro.
A crescente adoção da energia solar no Brasil reflete uma tendência global de busca por fontes de energia mais sustentáveis e econômicas. Com o aumento da conscientização sobre os benefícios ambientais e financeiros da energia solar, espera-se que o número de instalações continue a crescer, contribuindo para a diversificação da matriz energética do país e para a redução das emissões de gases de efeito estufa.
Instalar painéis solares é uma decisão inteligente e sustentável para consumidores brasileiros, especialmente com os benefícios econômicos e ambientais que acompanham essa tecnologia inovadora. Com um ritmo crescente de instalações e investimentos significativos, a energia solar está se tornando uma parte fundamental da matriz energética do Brasil.
E a Pratyc contribui para o crescimento de novas instalações solares. A Pratyc é referência em estruturas para painéis solares, destacando-se pela sua excelência e compromisso inabalável com a qualidade. Temos o prazer de oferecer ao mercado as mais avançadas soluções e produtos para melhor atender qualquer demanda. Vem ser Pratyc!