Energia Solar no campo: Inovação para áreas rurais

por | maio 29, 2024 | Notícia, Tecnologia

A prática reduz gastos com eletricidade, trazendo mais autonomia para os produtores rurais. Imagem: Freepik

Redução de custos, mais qualidade nos resultados, segurança e autonomia são apenas alguns dos motivos que têm levado mais produtores rurais a adotarem a energia solar em suas propriedades. No campo, a geração de energia segue sendo uma pauta de grande importância, ainda mais se considerada a falta de luz, e, em alguns casos, a má qualidade de energia que pode causar perdas significativas. É nesse cenário que a energia solar se torna uma aliada poderosa para produtores agrícolas.

Segundo recente levantamento da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), existem mais de 220 mil usinas solares gerando benefícios no campo, sendo Minas Gerais o estado que mais produz (796,7 mw), seguido do Paraná (690,9 mw) e Rio Grande do Sul (522,01 mw).

Mas afinal, como essa energia do sol está sendo aproveitada no campo?

São diversas as aplicações da energia solar em áreas rurais, como no bombeamento de água, monitoramento e auxílio no processo produtivo, avicultura, irrigação de plantações e até o funcionamento do maquinário agrícola.

Como os custos com o campo são altos, as despesas com energia elétrica não poderiam ser diferentes: tarifas elevadas representam aumentos frequentes e difíceis de serem acompanhados. Assim, a implementação e a utilização da energia solar na propriedade rural surgem como uma grande solução e alívio no bolso, já que os produtores passam a depender menos da rede elétrica convencional, além de que o investimento no fotovoltaico se paga sozinho com a economia feita ao longo do tempo.

O que também têm alimentado o crescimento fotovoltaico entre os produtores rurais ao longo dos últimos anos, é o melhor aproveitamento das áreas disponíveis, seja a área de telhado nos galpões e armazéns, ou na área em solo, que pode ou não estar em aproveitamento.

Outro ponto importante, é que as áreas rurais eventualmente sofrem com a interrupção no fornecimento de eletricidade convencional, e nesse sentido, a energia solar garante uma segurança energética. Ela proporciona eletricidade para regiões onde a rede elétrica comum ainda não consegue chegar ou funciona de forma precária e instável, dependendo muitas vezes de geradores à diesel, sendo mais caros e poluentes.

À medida que a pauta de transição energética avança, a sustentabilidade na produção rural torna-se cada vez mais importante. Por exemplo, o selo de um alimento produzido de forma sustentável, desde seu cultivo, passando pelo uso de energia renovável, se torna um diferencial relevante no mercado. Assim, a energia solar no campo desempenha um papel fundamental, contribuindo para a imagem e competitividade dos produtos.

A energia solar está transformando não apenas a paisagem energética, mas também a maneira como o mundo agro opera. Dos grandes campos aos lugares mais remotos, essa tecnologia está possibilitando uma agricultura mais eficiente, sustentável e acessível. É o sol, nosso parceiro de todas as estações, iluminando o caminho para um futuro agrícola mais brilhante.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Av. Francisco José Ferreira, 300 -Vila Yara I Londrina – PR
CEP: 86.087-540